sexta-feira, 14 de abril de 2017

Reunião é importante também para os pais


Conversando com os pais


        No início do ano quando realizei a primeira reunião com os pais,02 de março, combinamos de nos encontrar em abril. 
           Para. Tiba (2002, p. 183) “Se a parceria entre família e escola for formada desde os primeiros passos da criança, todos terão muitos a lucrar”. A criança que estiver bem vai melhorar e aquela que tiver problemas receberá a ajuda tanto escola quanto dos pais para superá-los.
A escola deve abrir espaços para resolver ou pelo menos procurar alternativas para uma melhoria na realidade escolar do aluno, desse modo deve-se estabelecer parcerias entre a escola e os pais, para que haja uma condução positiva dos possíveis problemas e, além disso, os professores devem compreender a realidade em que vive determinado educando, para que não venha fazer julgamentos precipitados a respeito do mesmo. 
Nesse sentido é que a reunião deve se focalizar, na troca de informações para que a partir dessa ocorra uma maior participação efetiva de pais na escola. As reuniões devem fazer parte da realidade escolar como algo harmonioso e um centro de soluções para vida escolar dos alunos.
Considerando isso, na elaboração da pauta da reunião ponderei o quanto seria importante que os pais pudessem visualizar o o nível de aprendizagem em que seus filhos se encontram.
Foi muito interessante observar e ouvir os comentários dos pais durante e após a apresentação.



Emef joão antonio satte de Mariangela Mastalir


Referência:
TIBA, I. Disciplina na medida certa. Novos paradigmas. São Paulo: Integrare. 2002 .17 p.



sábado, 8 de abril de 2017

RECOMEÇO




RECOMEÇO ...


Recomeça... se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade. ”
Miguel Torga


            A cada recomeço de semestre vem as alegrias de rever as colegas e de saber que estamos nos aproximando do final. Mas ao mesmo tempo sempre sinto uma angustia de não saber como será o semestre que serão os professores e se conseguirei realizar as atividades sem enlouquecer ou as pessoas próximas a mim.
            Estar na Universidade é um sonho que muitos ainda não conseguiram alcanças e que infelizmente pelo andar e os atuais movimentos políticos essa possibilidade de fazer uma faculdade sem um grande custo no orçamento familiar vai ser algo, em um futuro próximo, distante.
            Lendo esse pensamento de Miguel Torga eu realmente gostaria de poder iniciar esse semestre sem angústia e poder sentir que a cada passo direcionado para o futuro me dando firmeza e sustentando aminha esperança de poder alcançar o meu futuro.