segunda-feira, 26 de junho de 2017

TRABALHANDO COM A LETRA C - CARACOL

       




        Após a festa do caderno trabalhamos a letra C com a história “O Caracol” de Mary França. Durante a leitura da história fui dando vida aos personagens usando diferentes estilos de voz.
         A voz do Caracol era lenta e pesada, da Joaninha a voz era leve e suave, do Grilo a voz era saltitante, da Formiga ligeira e faceira e a do Vaga-lume era clara e leve.
       Na hora que fui colocar o nome do livro no quadro, o aluno Pietro ficou muito agito e quando questionado ele explicou que eu havia escrito errado o nome do livro no quadro. Que eu deveria escrever O caracol e não somente caracol.
         Na continuidade da atividade, os alunos foram desafiados a escreverem a palavra CARACOL usando massa de modelar assim como confeccionar um caracol com massa de modelar.


  “[...] valorizar permanentemente, na ação curricular, as vozes dos diferentes sujeitos, o diálogo, o respeito à diferença, o combate à desigualdade e o exercício da cidadania.” (2007, p.55),




quinta-feira, 22 de junho de 2017

FESTA DO CADERNO


           No mês de maio fui observando que os alunos demonstravam indicativos de que o uso do caderno de desenho estava perdendo a noção de espaço.
        Na segunda reunião com os pais foi combinado que os alunos, levariam o caderno de linha que haviam trazido no mês de março para casa e fariam a decoração junto com sua família. E cada família deveria escrever uma mensagem de incentiva para o (a) aluno (a) e uma foto da família.
         Conversando com a supervisora e com as outras professoras de A10[1] decidimos que anteciparíamos a entrada do caderno com linha. Mas como antecipar o uso desse caderno e preparar os alunos a usarem as linhas do caderno? Decidimos preparar uma folha com linhas espaçamento 3,0. Esse material foi usado nas duas semanas que antecederam a festa do caderno.
         No dia 08 de junho realizamos a festa da sala da turma A15 com as turmas A11, A12 e A15 a organização da festa seria com brincadeiras: Qual é a letra?; Como se escreve?  e Adivinha quem é?

TURMA A15 NA MESA
BOLO EM FORMATO DE CADERNO
            Depois ocorreu o desfile dos Cadernos decorados.




            Cada criança recebeu um estojo de EVA com lápis, borracha e apontador. Uma coruja de EVA ( foi explicado a simbologia da coruja) e uma mensagem.








TEXTO COLETIVO SOBRE A FESTA DO CADERNO








[1] A10 – Nomenclatura usada para definir o primeiro ano do Ensino Fundamental.










       
                     









sexta-feira, 16 de junho de 2017

NOSSA FESTA CAIPIRA FUI TUDO DE BOMMMM!





Nossa Festa caipira foi tudo de bom!!!

      Tinha suco de uva,  pipoca, bolo de milho, bolo de chocolate, pinhão, cachorro enroladinho, pescaria, argola e boca do palhaço.
        Os alunos da turma A15 levaram como tema de casa um questionário sobre Festa Junina e suas famílias auxiliaram nas respostas. Depois os alunos tiveram que, junto com suas famílias escolher uma música junina para apresentar aos colegas.

Alunas Laureen e Lauren P. cantando cai, cai balão.





segunda-feira, 5 de junho de 2017

QUESTÕES PESSOAIS

             Hoje não colocarei nada relacionado a educação, a escola ou a faculdade.
             Hoje acompanhei minha mãe na sua intervenção cirúrgica para retirada de um tumor na vista direita.
         


              Não tem como descrever a dificuldade de enfrentar essa situação de trocar de papel com a minha mãe. na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta realizei um trabalho em grupo com essa temática. No texto que trata das transformações na vida adulta - Transformações na convivência segundo Maturana, o autor coloca que as mudanças que ocorrem no decorrer de nossa vida trazem mudanças em nosso emocional e quando isso acontece nem sempre estamos preparados para acompanhar mudanças que não esperamos ou que nunca antes havíamos desejado. (MATURANA apud REAL, s/d, p.8,9).







REUNIÃO COM OS PAIS II




                No dia 28 de Maio realizei a segunda reunião com os pais onde apresento o nível de aprendizagem que os alunos da turma estão no momento. Nessa reunião os pais puderam ver na comparação dos trabalhos apresentados na reunião do mês anterior com as desse mês o quanto os alunos evoluíram. Uma mãe fez a seguinte colocação:
     " A minha filha escreveu tapete usando as letras T P T ela esta bem como a senhora está falando."
                      Os pais presentes colocaram o quanto eles conseguem ver que seus filhos(as) estão crescendo e que alguns não querem ajuda no tema por que o tema é deles.

                       "Eles aprenderam a usar a internet sozinhos e rapidamente, sem instrução escolar nem para escolar. Eles conhecem essa tecnologia melhor que os adultos — os alunos sabem mais do que seus mestres. Essa é uma situação de grande potencial educativo, porque o professor pode dizer: "Sobre isso eu não sei nada. Você me ensina?" A possibilidade de uma relação educativa realmente dialógica é fantástica. "  ( Emília Ferreira)




Material elaborado para a reunião dos pais



          Nesse material apresento aos pais o avanço na aprendizagem de seus filhos. além disso, os pais puderam visualizar atividades realizadas pelos professores especializados.


       
                      
Atividade de Educação Física

Atividade de produção escrita
Primeira atividade na sala da Informática
Primeira dia na Biblioteca
Atividade realizada pela mãe da aluna Yasmim






sexta-feira, 2 de junho de 2017

GESTÃO DEMOCRATICA






Essas fotos representam o momento democrático na escola.

Essas fotos são o registro da eleição para o novo Conselho Escolar do Biênio de  2017/2019.

            

             Considero que gestão democrática implica na realização de novos processos de organização baseados em uma ativa participação que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, a participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem praticadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.

            Os elementos que devem compor uma gestão democrática devem ser: autonomia, conselho escolar e a participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar. Essa participação deve garantir que as tomadas de decisões ocorram por meio de compartilhamento de ideias e decisões.