domingo, 30 de agosto de 2015

APRENDIZAGEM NA APRESENTAÇÃO DO WORKSHOP
                                                                                                                 Mariângela Mastalir

Já venho postando no blog como ocorreu o processo de preparação e organização do workshop no final do Iº Semestre e as diferentes aprendizagens que foram conquistadas durante esse processo. Hoje pretendo colocar como foi e como senti a apresentação deste grande dia.
Neste dia, fui “abençoada” em ser uma das últimas para se apresentar. Meu Deus! Que sufoco! E, além disso, deveríamos fazer uma pergunta para uma colega que teria sido sorteada no inicio da noite, que teria sido sorteada previamente, referente à sua apresentação. A colega à qual deveria fazer uma pergunta foi a Martina, que alias fez uma apresentação maravilhosa.
Bem, foi angustiante ficar sentada e ver as apresentações das colegas e ouvir suas ideias e angustias que também eram as minhas, e observar que suas apresentações estavam em um formato diferente da minha. Que sufoco, começou a bater uma insegurança.


 “(...). Neste esforço a que me vou entregando, recrio, e revivo, no texto que escrevo a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra.” A Importância do ato de ler,(pg 13) Paulo Freire, 1982.


Pensando nesta citação, considero que como Paulo Freire,  (http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/video/livro_fotobiografico.pdf) o ato de ler e reler as escritas que fazem parte do nosso processo de aprendizagem e fico considerando que todos os passos que foram preparando até chegar nesse momento foram importantes para poder consolidar a aprendizagem, dolorida e sofrida, mas com significados importantes para o meu crescimento como ensinante e ensinado. Portanto, foi preciso parar e reler todo o meu trabalho, inclusive a síntese que havia imprimido, para avaliar se a minha apresentação estava dentro ou próximo ao conteúdo das outras apresentações. Além disso, pude observar que a minha apresentação acompanhava minha linha de pensamento e que embasava como havia ocorrido minha aprendizagem no decorrer deste semestre.
Muito bem, chegou a hora da apresentação!
No momento em que fiquei frente à professora, tutoras e colegas, iniciei a apresentação colocando um breve relato oral de algumas dificuldades que passei no decorrer do semestre que não eram do curso, mas que infelizmente atrapalharam o seu processo. Precisei fazer este relato em função dos muitos sentimentos que bloquearam e impossibilitaram um maior aproveitamento do curso.
Mas, voltando á apresentação, surpreendentemente fiquei tranquila e pude apresentar por meio da síntese o que foi significativo e a relação entre as disciplinas. Nesse momento a minha preocupação era não estourar o tempo em função do vídeo que pretendia apresentar ao final da apresentação que, para mim, era a representação de todos os conceitos vistos e aprendidos nas disciplinas vistas por meio de imagens muito significativas.
Agora, considero que consegui ao término da apresentação deixar muitos pontos positivos e poucos negativos. Estou pronta para as novas etapas que virão a cada semestre.



           
           



             




domingo, 23 de agosto de 2015

ELABORANDO O TEXTO E A SÍNTESE DO TRABALHO
Mariângela Mastalir


Nova etapa!
Na postagem do dia 22/8 coloquei o quanto foi difícil iniciar o texto, ou melhor, a tarefa de pensar no workshop. O que deixei de comentar é que inicialmente havia pensado em elaborar o texto em cima de fotos ou imagens que pudessem vincular às disciplinas e ao mesmo tempo representar a aprendizagem que tive nesse semestre. Como não consegui descobrir nenhuma imagem, fui para a internet olhar alguns vídeos e com uma grande surpresa encontrei o vídeo educação e Vida.
No momento em que assisti ao vídeo pude sentir que todas as ideias do documento estavam presentes e pude avaliar o meu movimento de aprendizagem pelo qual passei no semestre. Esse vídeo logo que ao assisti me remeteu as disciplinas e ao momento que estava passando no meu local de trabalho.
Com o vídeo selecionado e com o rascunho do documento, iniciei a síntese do trabalho para a apresentação no dia do workshop.
Rever ideias colocadas no documento e relacioná-las com o vídeo permitiu que eu analisasse a minha própria prática ou função no meu trabalho e pude considerar que a maior aprendizagem deu-se no meu intimo, ou seja, eu poderia ser a mesma pessoa, mas já não conseguia mais permitir que algumas situações se perpetuassem no meu dia a dia.
Em relação à aprendizagem acadêmica, foi interessante observar que mesmo tendo tido alguns momentos de crise ou dificuldades estava conseguindo caminhar junto com o grupo e que minhas dúvidas eram as mesmas dúvidas dos colegas.
O vídeo apresentado até hoje me faz sentir várias emoções, mas a mais importante é a de uma imensa felicidade em saber que sou EU que decido o meu destino e minha aprendizagem.






Link do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=mNlgV5i7um4



sábado, 22 de agosto de 2015

PREPARANDO O WORKSHOP
Mariângela Mastalir
Ao final do primeiro semestre no meio de muitas atividades, loucuras no trabalho e questões pessoais precisou preparar, para o encerramento do semestre, o Workshop onde deveria apresentar como se deu a minha aprendizagem em relação às disciplinas:
·       CURRICULO E PPP;
·       SEMINÁRIO INTEGRADOR;
·       SOCIEDADE E CULTURA;
·       CORPORIEDADE.
Muito bem! Sentei em frente ao computador e tentei buscar em ideias do que ou como deveria escrever sobre a minha aprendizagem. Não consegui pensar em nenhuma ideia.
No dia seguinte fui à casa da colega Márcia onde verificamos as atividades que faltavam e levantamos sugestões do que poderíamos elaborar o documento do workshop. Após um tempo retornei à minha casa onde “armada” com uma caneta e papel, ainda sou das antigas, iniciei o traçado do texto. Mas como foi difícil dar inicio ao texto. Como iniciaria? Como falar da minha família e suas expectativas em relação ao curso? Como havia me sentido ao saber que havia passado na UFRGS? Muitos sentimentos conflitantes estavam borbulhando e ao mesmo tempo algumas ideias foram aparecendo e fui anotando o que havia aprendido em cada disciplina. Mas não pude deixar de sentir e até mesmo colocar no texto o quanto no final do semestre percebi que não havia uma divisão entre as disciplinas, ou seja, uma contemplava a outra.
Para construir este texto foi necessário parar e autoanalisar o meu processo de aprendizagem e reavaliar o que realmente havia aprendido. Além disso, foi importante analisar o formato do texto e sua estrutura. Já havia escrito textos com uma estrutura mais formal, mas o receio de cometer algum erro de digitação ou escrita e assim baixar a qualidade que estava buscando.


Então, quando considerei o texto com uma boa qualidade estrutural, o enviei para a tutora Betynha que analisou e encaminhou algumas modificações no texto. Esta nova etapa de revisar e qualificar a escrita foi muito interessante pois pude reler com outros olhos e assim melhorar o que já considerava bom.
No final do trabalho pude perceber que minha aprendizagem deu-se por diferentes caminhos alguns tortuosos que em alguns momentos quase me fizeram desistir, mas com os diferentes apoios consegui permanecer atuante. Foi difícil, mas não complicado passar pelo semestre. E posso colocar que pude perceber no decorrer desta atividade as relações que unificaram as disciplinas e observar a minha relação com os textos e vídeos que assisti para complementar as tarefas.
RETORNANDO
Mariângela Mastalir

No dia 17/8/2015 deu-se o inicio do segundo semestre do curso de Pedagogia EAD – UFRGS. Nesta noite estavam presentes os professores Rafael Arenhaldt e Cintia Boll as tutoras Betynha, Jaqueline e Daiane.
No primeiro momento os professores colocaram alguns informes administrativos e lembraram a importância de alguns tópicos, como a tabela do tempo e o seminário integrador, que deveria ser revisado e que teriam novas regras. No Seminário Integrador a partir deste semestre deveríamos colocar, no mínimo, um comentário por semana.
No segundo momento, as turmas C e D foram divididas em grupos para avaliarem O seminário Integrador e o Workshop nos seguintes tópicos:
·       Aprendizagem no processo e organização do workshop;
·       Aprendizagem no processo da elaboração do texto e da síntese reflexiva do workshop;
·       Aprendizagem da apresentação do workshop.

CARTAZ DO GRUPO NA APRESENTAÇÃO TURMA D


PREPARAÇÃO
DOCUMENTOESCRITO
(INICIO/FIM)
APRESENTAÇÃO
·       DEDICAÇÃO;
·       REFLEXÃO;
·       INTEGRAÇÃO;
·       PRÁTICAS;
·       AUTOANÁLISE;
·       ACUMULO DE TAREFAS.

·       DÚVIDA;
·       ANSIEDADE;
·       LIMITAÇÃO NA ESTRUTURA DO DOCUMENTO;
·       RESTRUTURAÇÃO DO DOCUMENTO.
·       ANSIEDADE;
·       TEMPO LIMITADO;
·       APRENDIZAGEM COLETIVA;
·       ABORDAGENS DIFERENCIADAS.
SEMINÁRIO INTEGRADOR
·       OBJETIVO CONFUSO, NO PRIMEIRO MOMENTO, REFLEXÃO – IMPORTANTE EM UM ÚNICO LOCAL.

              Após as apresentações dos grupos, que foram muito interessantes e em todos foram pontualmente colocados que o acumulo de tarefas no período de preparação e organização do workshop, foram um ponto negativo, fomos fazer um lanche coletivo para comemorarmos o nosso reencontro.

            No final do lanche, retornamos ao auditório onde recebemos o tema de casa que deveríamos fazer, individualmente, a avaliação que havíamos realizado em grupo.    Agora estou pronta para experimentar novas aprendizagens.