sábado, 28 de maio de 2016


CONTINUIDADE DA AULA DO DIA 14/3/2016

           No dia 28 de março foi dado a continuidade da aula anterior sobre a escrita acadêmica. Neste dia comentamos sobre a tarefa que realizamos em visitar o blog de três colegas e comentarmos sobre uma postagem do blog. Além disso foi colocado que o Seminário Integrador faz a conexão entre as interdisciplinas. O trabalho em sala de aula deve estar vinculado a aplicação do conhecimento além de considerar a sala de aula como espaço da construção do conhecimento. Teoria e prática em conjunção.

            Conversamos sobre os instrumentos de pesquisa:
  •                Observação (diferente de observar) – como me constituo como observadora;
  •           Paulo Freire – espiral 






DIFERENÇAS ENTRE VER E OLHAR

      Compromisso com a crítica, mas sim para apresentação do que é visto.
     A passagem de um para outro deve ser gradual. O sentido de cada um aponta para outros, depende do lugar que ocupamos. Tem significado distintos e sentidos diversos.
     O ver é algo passional, desliza e registra, é o que chamamos de registro da imagem. Vem de fora para dentro (conhecimento).
      Quando olhamos algo fazemos uma leitura. Olhar de novo para olhar mais crítico e analisamos o que vemos, aflora uma certa intenção – olha já olhando alguma coisa.
      A visão busca o obvio, o acabamento e sua totalidade.
      O olhar já pergunta mais que a visão e busca a diferença, o que me estranha.
      O mundo da visão é o acabado (sempre foi assim)
·           O mundo do olhar está sempre em transformação.

            O que inicialmente parecia uma aula do magistério pude compreender que em síntese, este dia foi interessante em função de podermos discutir um assunto que parece banal, mas que envolve uma nova perspectiva de como analisar e registrar o que está acontecendo a nossa frente. Devemos treinar o nosso olhar para podermos diferenciar se estou vendo ou simplesmente olhando.
Para podermos compreender esse tema abordado em aula, teremos como tarefa analisar o Retrato da escola e duas cenas da escola (podendo ser na sala de aula e outra não) descrevendo a cena como uma visão e tendo um olhar sobre a cena.

postado pelo dia 28 de março de 2016.





    


 









QUALIFICANDO A ESCRITA

               No dia 14 de março de 2016, iniciou-se o terceiro semestre com a professora do Seminário Integrador III com a nova professora Simone Bicca e com a tutora Jacqueline Aguiar.
            Nesta noite debatemos na aula presencial a necessidade de qualificar a escrita no blog. Vimos alguns tópicos que devemos refletir ao escrever no blog e ou em qualquer outro trabalho.
            Tópicos:
1.      Reflexão com fundamentação teórica;
2.      Relacionar as postagens com as leituras realizadas nas disciplinas associando com a discrição da prática;
3.      Muita leitura;
4.      Imagens usadas associadas ao texto escrito;
5.      Indagações sobre o teor do texto lido;
6.      Criar links para fora do blog – hiper textualização;
7.      Cuidar, ou melhor evitar o plágio;
8.      Colocar referências consultadas;
9.      Sempre anotar ano, nome da obra, página e outros;
10.  Usar marcadores relacionados com o texto.
Após discutirmos sobre esses tópicos realizamos uma tarefa onde em grupo analisamos postagens de alguns blogs. Em grupo tivemos que separar entre as postagens a mais qualificada e a menos qualificada e justificar as escolhas.  
Durante esta tarefa analisava mentalmente minhas postagens e conclui que algumas foram postadas muito pobremente e que faltava alguns dos tópicos citados nesta aula.
“O que caracteriza um texto acadêmico é, antes de tudo, o seu objeto: ele veicula o fruto de alguma investigação científica, filosófica ou artística. Deve, pois, refletir o rigor, a perspectiva crítica, a preocupação constante com a objetividade e a clareza que são parte inerente da pesquisa acadêmica. ”
Silvio Seno Chibeni

Segundo o autor, Silvio Seno Chibeni no texto “ O texto acadêmico” o tópico debatido na aula mostra de forma clara e acessível como escrever com êxito em contextos acadêmicos.  Ainda ressalva que pode não ser a única maneira de escrever no âmbito acadêmico, mas que é possível criar diferentes formas de assim fazê-lo. É imprescindível que o aluno não fique somente no teor do texto escrito que ele também ter cuidado com a estética e qualidade do que deseja informar sem deixar de colocar sua opinião sobre o que estiver escrevendo.

postado pelo dia 14 de março de 2016,



Porta que se abre
José Saramago
Cada segundo que passa é como uma porta que se abre para deixar entrar o que ainda não sucedeu.



Novo começo, novos sentimentos...

          Quando encerrei o segundo semestre, meus sentimentos eram de tarefa cumprida e uma total satisfação. Mas no início do terceiro semestre, não consegui iniciar com a mesma empolgação que os outros e na realidade comecei a sentir uma imensa vontade de abandonar o curso. Talvez o que tenha pesado muito foram a saída do professor Rafael e da tutora Elizabeth carinhosamente chamada de Betynha. Me senti como uma criança que troca de professora e fica sem chão sem saber a quem recorrer.
           Faço uma essa comparação em função de que independentemente da idade, quando passamos por um processo de adaptação há um sofrimento com o conhecido saindo e com o novo entrando, ou seja, por mais madura que possa ser ficar sem a referência emocional dos dois últimos semestres realmente bagunçou minhas estruturas, embora a nova professora, Simone Bicca e a tutora Jacqueline Aguiar foram extremamente delicadas e sensíveis a esse momento.
          Junto a essa mudança na faculdade, juntou algumas questões no trabalho e familiar que tomaram proporções gigantescas. Quando parecia que estava entrando nos eixos acabo pegando uma gripe que não me dava animo algum para realizar as tarefas.
           Mas agora estou mais forte e decidida a recuperar o tempo que infelizmente passou entre meus dedos e foi embora.




             Ao visualizar essa imagem, me identifiquei totalmente pois ela me faz sentir como esse tigre: lindo, sereno, mas pronto para virar a fera que é realmente. Com essa garra retomo a moinha caminhada no curso EAD com ânimo renovado para qualificar minha aprendizagem.
             
postagem pelo dia 14/03/2016