sábado, 28 de maio de 2016


CONTINUIDADE DA AULA DO DIA 14/3/2016

           No dia 28 de março foi dado a continuidade da aula anterior sobre a escrita acadêmica. Neste dia comentamos sobre a tarefa que realizamos em visitar o blog de três colegas e comentarmos sobre uma postagem do blog. Além disso foi colocado que o Seminário Integrador faz a conexão entre as interdisciplinas. O trabalho em sala de aula deve estar vinculado a aplicação do conhecimento além de considerar a sala de aula como espaço da construção do conhecimento. Teoria e prática em conjunção.

            Conversamos sobre os instrumentos de pesquisa:
  •                Observação (diferente de observar) – como me constituo como observadora;
  •           Paulo Freire – espiral 






DIFERENÇAS ENTRE VER E OLHAR

      Compromisso com a crítica, mas sim para apresentação do que é visto.
     A passagem de um para outro deve ser gradual. O sentido de cada um aponta para outros, depende do lugar que ocupamos. Tem significado distintos e sentidos diversos.
     O ver é algo passional, desliza e registra, é o que chamamos de registro da imagem. Vem de fora para dentro (conhecimento).
      Quando olhamos algo fazemos uma leitura. Olhar de novo para olhar mais crítico e analisamos o que vemos, aflora uma certa intenção – olha já olhando alguma coisa.
      A visão busca o obvio, o acabamento e sua totalidade.
      O olhar já pergunta mais que a visão e busca a diferença, o que me estranha.
      O mundo da visão é o acabado (sempre foi assim)
·           O mundo do olhar está sempre em transformação.

            O que inicialmente parecia uma aula do magistério pude compreender que em síntese, este dia foi interessante em função de podermos discutir um assunto que parece banal, mas que envolve uma nova perspectiva de como analisar e registrar o que está acontecendo a nossa frente. Devemos treinar o nosso olhar para podermos diferenciar se estou vendo ou simplesmente olhando.
Para podermos compreender esse tema abordado em aula, teremos como tarefa analisar o Retrato da escola e duas cenas da escola (podendo ser na sala de aula e outra não) descrevendo a cena como uma visão e tendo um olhar sobre a cena.

postado pelo dia 28 de março de 2016.





    


 









Nenhum comentário:

Postar um comentário