quarta-feira, 20 de junho de 2018




“O caminho indicado por Morin é o da visão que se retira do âmbito estreito da disciplina, compreende o contexto e adquire o poder de encontrar a conexão com a existência. É preciso romper com a fragmentação do conhecimento em campos restritos, no interior dos quais se privilegiam determinados teores, e também eliminar a estrutura hierárquica vigente entre as disciplinas. Reformar esta tradição requer um esforço complexo, uma vez que esta mentalidade foi desenvolvida ao longo de inúmeras décadas.” (A educação segundo Edgar Morin)


                Na charge da Mafalda quando olhei para fazer um trabalho de Didática, fiquei considerando o quanto os professores buscam trabalhar com os sentimentos dos seus alunos envolvendo-os na sua prática pedagógica.
             O professor busca trazer as crianças para dentro do contexto conforme a realidade vivenciada por elas. Isso favorece a aprendizagem conforme o enfoque do pensamento de Edgar Morin. Quando a professora escreve no quadro “Minha mãe me ama” ela está trabalhando a escrita e a leitura  envolvendo uma situação de afetividade. Isso traspondo uma situação que gera afetividade e envolve a criança em sua aprendizagem.
Referência:




Nenhum comentário:

Postar um comentário