segunda-feira, 8 de maio de 2017

REFLEÇÃO

AÇÃO / REFLEXÃO

            Poder repensar a si próprio e a sua prática não é uma tarefa fácil.
Essa ação se torna mais difícil no ambiente escolar no qual, além das características individuais, a ansiedade e a capacidade se tornam evidentes. Modificar a maneira de como ver as coisas é um processo contínuo, dinâmico, em que se esperam que as situações vividas provoquem situações problematizadoras que possibilitem ações reflexivas.
A prática reflexiva da supervisão escolar poderá, desta forma, contribuir com a gestão escolar, já que, segundo Alarcão,

“(...) gerir essa escola reflexiva é considerar a experiência, utilizar-se da observação, conceptualização, generalização e experimentação na ação. É considerar a escola em desenvolvimento e aprendizado, é estar integrada às pessoas e processos. É ter no centro não somente o aluno, mas todo o elemento humano (2004).
                       
Considerando essa perspectiva, as reuniões deveriam oportunizar mais espaço de escuta, ou seja, um espaço onde os professores pudessem escutar relatos de colegas e que com isso ocorresse a integração do que se discute e o que se faz no cotidiano escolar, o atendimento às aflições dos professores frente à sua prática, a discussão dos acertos e dos erros, das intervenções e avaliações sobre o trabalho docente, oferecendo um fechamento e ajudando na concretização da prática pedagógica.
Mas infelizmente atualmente na SMED de Porto Alegre não ocorre essa preocupação com a qualidade das ações pedagógicas. O discurso pregado é de que a proficiência de matemática e de português deve aumentar pois o IDB das Escolas Municipais estão muito baixos. Mas como aumentar a proficiência dos alunos se a qualidade da ação pedagógica do professor está sendo relevada a última instância.
Reunião pedagógica não é somente o espaço de debate ou reflexão, mas também é o espaço onde professores podem trocar sentimentos de angustia e outros com seus colegas.


 Postado pelo dia 14/4/2017

Referência:
ALARCÃO, I. Professores reflexivos numa escola reflexiva. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2004.


Um comentário:

  1. Mariangela,

    Importante colocar em pauta estas discussões que trouxeste a tona por este post: a importância da formação continuada do professor; a busca da qualidade pedagógica passa por quais investimentos e aspectos? Aumentar tempo, apenas, aumentará a proficiência dos alunos? Enfim, muito que se pensar! Cada vez mais tempos de reflexão!
    []'s
    Tutora Jacque

    ResponderExcluir