sexta-feira, 18 de maio de 2018


As pessoas com SD[1] apresentam dificuldades de aprendizagem como os demais alunos. Mas a diferença incluída na escola regular encontra muitas barreiras para assimilar as coisas mais simples como, por exemplo, as características diretas de um objeto. Já para uma criança com desenvolvimento típico, construir conceitos, por exemplo, caracteriza-se por uma tarefa fácil.
Algumas escolas esperam que o aluno se adapte as normas da escola e se enquadre no perfil dos alunos, mas o aluno com SD possui uma maneira diferente, que está mais relacionado ao ritmo da aprendizagem do que ao conhecimento.
Crianças com dificuldades de aprendizagem, o que inclui a SD, é muito importante que sejam acompanhadas por profissionais da área da Psicopedagogia. É este profissional que irá avaliar as possibilidades de aprendizagem e a melhor forma de encaminhar estas crianças dentro do contexto escolar. Para que o atendimento psicopedagógico, dentro da escola regular, ocorra de forma adequada é preciso uma visão consistente do que é educação especial.
O aluno com SD pode e deve compartilhar experiências com outras crianças de uma classe da escola regular para que tenha a possibilidade de vivenciar outros tipos de ações que possibilitem o seu conhecimento. O trabalho especializado dentro da escola deve permitir ao aluno formular suas ideias para que ele não fique alienado diante de qualquer saber. Nesse ponto considero que essas experiências somente serão viáveis se o professor e a escola respeitarem o ritmo do aluno.



A Professora Doutora Leny Magalhães Mrech da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo “... é preciso fornecer aos professores de classe comum informações apropriadas a respeito das dificuldades da criança, dos seus processos de aprendizagem, do seu desenvolvimento social e individual...”.








Com uma relação sensível, entre o educando e o professor, que se encontram os elementos que permitem decisões que possibilitem ações positivas ao aluno e a escola. O professor deve ter consciência da importância da função que realiza perante neste momento tão importante da aprendizagem. O sentido especial da educação consiste no amor e no respeito ao outro, que são as atitudes mediadoras da competência ou da sua busca para melhor favorecer o crescimento e desenvolvimento do outro.


Referência:





[1] SD – Síndrome de Down.

Nenhum comentário:

Postar um comentário