sexta-feira, 25 de maio de 2018




SÍNTESE EVIDENCIADORA DE AMBAS AS TEORIAS: Piaget e Vygotsky







Do material lido e visto sobre Piaget e Vygotsky, posso afirmar que tanto Piaget como Vygotsky idealizam a criança como um indivíduo ativo, atento, que constantemente inventa hipóteses sobre o ambiente a fim de poder construí-lo conforme sua interação.
Vygotsky e Piaget estavam preocupados com a questão do desenvolvimento e cada um buscou formas diferentes e complementares para elaboração das estruturas mentais e a formação de esquemas.
Piaget estava interessado em como o conhecimento é adquirido ou construído, onde a teoria é um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do indivíduo, Vygotsky estava preocupado com a questão de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.
A teoria de Vygotsky é uma teoria de transmissão do conhecimento da cultura para a criança, os indivíduos interagem com aspectos sociais mais onde o ambiente possa auxiliar na aprendizagem, como professores e colegas. A criança constrói e internaliza o conhecimento que essas pessoas possuem.
Piaget acreditava que a criança adquire conhecimento com os modelos externos por meio da cultura, da história e do modelo social. Mas ao mesmo tempo tem uma influência fundamental única que a ajuda ou dificulta a construir seu conhecimento. A construção do conhecimento individual é única, a criança tem chance de errar e construir, para haver desequilíbrio necessário para novas aquisições. As crianças adquirem uma forma própria de se desenvolver no social frente à construção pessoal desse conhecimento.
Para Piaget a elaboração do individuo pode ser simples e diferente, embora frequentemente ligada e próxima da cultura, com isso a criança tem a chance de errar e construir. Nesse momento ocorrem períodos de desequilibração para uma nova conservação de bases. Sabemos que alguns indivíduos param em algumas das etapas de desenvolvimento e isso se reflete no dia a dia onde podemos observar um jeito particular de pensar.
Os fatores sociais para Vygotsky desempenham um aspecto importante no desenvolvimento. A cultura estabelece um conhecimento que é internalizado e construído pelas crianças. Piaget reconheceu os fatores sociais no desenvolvimento intelectual que provoca desequilibração e construção desse conhecimento.
É necessário um modelo para orientar e fazer a criança pensar sobre como está para desenvolver-se. Nas trocas de valores entre o meio, o indivíduo vai aprendendo a pensar por si mesmo.
Contudo referente à aprendizagem e ao desenvolvimento tanto Vygotsky como Piaget, acreditavam no desenvolvimento e aprendizagem, embora, seus pontos de vista sobre o relacionamento sejam diferentes. Vygotsky tinha a ideia de que a aprendizagem é o que impulsiona o desenvolvimento intelectual, enquanto que para Piaget o próprio desenvolvimento é a força impulsionadora. Piaget tinha a concepção de que o nível de desenvolvimento colocava limites sobre o que podia ser aprendido e sobre o nível da compreensão possível daquela aprendizagem, onde cada pessoa tem um ritmo, não podendo ir além daquele estádio adquirido.


Referências:
Imagem de Piaget e Vygotsky.

Disponível em:






Nenhum comentário:

Postar um comentário