Revisitando o blog de sexta-feira, 27 de abril de 2018.
Nessa postagem pude rever o planejamento que
estava estruturando em relação a aluna com SD que estava inserida na turma.
Hoje faça uma reflexão sobre essa
postagem e percebo que muito que havia planejado consegui colocar na prática.
Inclusive de integrá-la a rotina e as atividades que a turma realizava. Claro
que essas atividades eram exploradas de outra maneira conforme a compreensão
que a aluna tinha referente ao tema.
Durante
o ano de 2018, houve um avanço significativo da aluna em relação a sua
aprendizagem.
Na linguagem oral houve um avanço articulação
das palavras ficou mais clara. Quando a aluna recebeu o telefone fônico,
observou-se que havia uma preocupação em repetir corretamente a articulação da
palavra. Observou-se que a relação letra (vogais e algumas consoantes
significativas), figura e palavra ampliaram-se. Com isso percebe-se que houve
um avanço em seu vocabulário. Está mais falante e já manifesta seus desejos e
ansiedades.
Na área logico-matemática que não ocorreu um
avanço significativo. A aluna conta e quantifica até o número três embora em
alguns momentos ela alterna a sequencia a partir do número dois. Ela sabe
diferenciar as palavras no seu significado: em cima /embaixo, perto / longe,
aqui / ali, mais / menos, grande / pequeno, demostrando um bom domínio de noção
espacial.
A aluna fez uso do caderno com linha e todos
os dias a partir de outubro ela passou a registrar a data do dia no caderno.
Não é uma simples copia do que tem no quadro, mas é o registro por meio de
palitos, bolinhas e outro símbolo que caracterize esse registro. Foi conversado
com a professora da SIR, Paloma, o quanto esse registro diário estava sendo
significativo para a aluna que inclusive passou a copiar o quadro do registro
diário da quantidade de alunos presentes. Além desse registro realizava o
traçado das palavras Porto Alegre e já identificava as palavras pela letra
inicial.
As atividades desenvolvidas para a aluna sempre
foram adaptadas ou preparadas especificamente conforme o objetivo pedagógico do
momento da sua aplicação. As tarefas iguais aos colegas sempre tiveram
adaptações que respeitassem o seu desenvolvimento cognitivo. Nos momentos em
que termina suas atividades tem preferência por manusear livros, jogos
envolvendo letras ( principalmente as vogais) e massinha de areia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário