sexta-feira, 14 de junho de 2019


Revisitando o blog de sexta-feira, 27 de abril de 2018.

             Nessa postagem pude rever o planejamento que estava estruturando em relação a aluna com SD que estava inserida na turma.
            Hoje faça uma reflexão sobre essa postagem e percebo que muito que havia planejado consegui colocar na prática. Inclusive de integrá-la a rotina e as atividades que a turma realizava. Claro que essas atividades eram exploradas de outra maneira conforme a compreensão que a aluna tinha referente ao tema.
Durante o ano de 2018, houve um avanço significativo da aluna em relação a sua aprendizagem.
Na linguagem oral houve um avanço articulação das palavras ficou mais clara. Quando a aluna recebeu o telefone fônico, observou-se que havia uma preocupação em repetir corretamente a articulação da palavra. Observou-se que a relação letra (vogais e algumas consoantes significativas), figura e palavra ampliaram-se. Com isso percebe-se que houve um avanço em seu vocabulário. Está mais falante e já manifesta seus desejos e ansiedades.
Na área logico-matemática que não ocorreu um avanço significativo. A aluna conta e quantifica até o número três embora em alguns momentos ela alterna a sequencia a partir do número dois. Ela sabe diferenciar as palavras no seu significado: em cima /embaixo, perto / longe, aqui / ali, mais / menos, grande / pequeno, demostrando um bom domínio de noção espacial.
A aluna fez uso do caderno com linha e todos os dias a partir de outubro ela passou a registrar a data do dia no caderno. Não é uma simples copia do que tem no quadro, mas é o registro por meio de palitos, bolinhas e outro símbolo que caracterize esse registro. Foi conversado com a professora da SIR, Paloma, o quanto esse registro diário estava sendo significativo para a aluna que inclusive passou a copiar o quadro do registro diário da quantidade de alunos presentes. Além desse registro realizava o traçado das palavras Porto Alegre e já identificava as palavras pela letra inicial.
As atividades desenvolvidas para a aluna sempre foram adaptadas ou preparadas especificamente conforme o objetivo pedagógico do momento da sua aplicação. As tarefas iguais aos colegas sempre tiveram adaptações que respeitassem o seu desenvolvimento cognitivo. Nos momentos em que termina suas atividades tem preferência por manusear livros, jogos envolvendo letras ( principalmente as vogais) e massinha de areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário