Revisitando
o blog em 01 de junho de 2018, sexta-feira.
LER É COISA DE CRIANÇA.
Ler
é coisa de criança, jovem e adulto. Iniciamos o processo de alfabetização
quando pequenos, mas quando Freire (1988) “a leitura de mundo precede a leitura
da palavra”, ele está apresentando que a primeira leitura que o individuo faz é
a leitura do mundo. Essa leitura vem da experiência que realizamos quando
interagimos com o meio e nos transformamos.
Esse
movimento é fundamental para podermos compreender o ato de ler, de escrever,
transformando-o em prática consciente das possibilidades.
O
adulto que não frequentou escola pode não estar alfabetizado na escrita e
leitura das palavras, mas ele fez a leitura de mundo e traz em sua bagagem de
cognitiva e emocional que, na escola irão gerar novos conhecimentos.
Esse vídeo apresenta que o
ato de não ler acaba se tornando um estigma que marca e delibera situações de
baixa estima e de desvalorização do individuo.
Como
o vídeo retrata a situação de crianças e jovens que se encontram em uma
situação de refugiado, seus pais pagam do próprio bolso para haja uma escola
onde eles aprendam e como uma das mães coloca: “ Estou lutando pelo futuros
deles agora. Eu pago pela escola da
minha filha e de seus irmãos mais novos”.
Referência:
FREIRE,
Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam, 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988. P. 80.
Vídeo.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2id7yNV0VY0
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