sexta-feira, 7 de junho de 2019






Revisitando o blog em  01 de junho de 2018, sexta-feira.


LER É COISA DE CRIANÇA.

Ler é coisa de criança, jovem e adulto. Iniciamos o processo de alfabetização quando pequenos, mas quando Freire (1988) “a leitura de mundo precede a leitura da palavra”, ele está apresentando que a primeira leitura que o individuo faz é a leitura do mundo. Essa leitura vem da experiência que realizamos quando interagimos com o meio e nos transformamos.
Esse movimento é fundamental para podermos compreender o ato de ler, de escrever, transformando-o em prática consciente das possibilidades.
O adulto que não frequentou escola pode não estar alfabetizado na escrita e leitura das palavras, mas ele fez a leitura de mundo e traz em sua bagagem de cognitiva e emocional que, na escola irão gerar novos conhecimentos.






           
             
          Esse vídeo apresenta  que  o ato de não ler acaba se tornando um estigma que marca e delibera situações de baixa estima e de desvalorização do individuo.
          Como o vídeo retrata a situação de crianças e jovens que se encontram em uma situação de refugiado, seus pais pagam do próprio bolso para haja uma escola onde eles aprendam e como uma das mães coloca: “ Estou lutando pelo futuros deles agora.  Eu pago pela escola da minha filha e de seus irmãos mais novos”.











Referência:

FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam,  22 ed. São Paulo: Cortez, 1988. P. 80.

Vídeo.  Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2id7yNV0VY0 



Nenhum comentário:

Postar um comentário