terça-feira, 19 de julho de 2016

Êta aula boa -06

Voltando ao planejamento da Letra Cursiva

            Hoje sentamos no momento da reunião de planejamento e demos continuidade ao planejamento da letra Cursiva com os alunos das turmas de A20[1] das quais sou professora volante e com mais duas professoras volante que atendem as turmas. Algo que define a necessidade de termos atividades interessantes e diferentes é que duas turmas são de turno integral no qual as crianças passam o dia na escola dás 7:30 até às 18 horas.
            A continuidade do planejamento é sobre a semana da Letra Cursiva que realizaremos no retorno do recesso de julho. Como retornaremos no dia 03/8 em função de que nos dias 01 e 02/8 não teremos aula pois, nesses dois dias teremos formação pela SMED.
            A semana da Letra Cursiva iniciará no dia 8/8, segunda-feira, onde as crianças irão receber um mapa com pistas diárias para encontrar um baú com presentes para cada turma.
            As pistas serão simples e escritas, enigmas, com letra cursiva e cada resposta certa a turma ganhará no dia seguinte uma nova pista. Além das pistas as crianças realizaram tarefas manuais como a letra inicial do seu nome com massa de pão usando a letra cursiva, merengue escrevendo a última letra do nome, leitura de história escrita em cursiva.  Para recebermos oficialmente a Letra Cursiva, na quinta-feira dia 11/8, as crianças terão uma festa onde cada uma receberá um silabário com letra cursiva.
            Hoje combinamos que após a criança começar a escrever com a Letra Cursiva, não poderá fazer uso de outra letra somente no período do processo de duas semanas.
            Ao final dessa reunião fizemos uma avaliação do trabalho desenvolvido no mês de junho e concluímos as crianças estão desejando começar a usar a Letra Cursiva além da data feita com a professora volante.
            Muitos já pedem para escrever alguma palavra usando a cursiva. São incentivadas se assim desejam podem fazer.




Para a realização da pesquisa, as crianças escreviam cartas à mão e depois se submetiam a uma ressonância magnética.  Nestas, a atividade neural no cérebro mostrava-se mais avançada do que aquelas que digitavam no teclado. “A caligrafia envolve circuitos cerebrais diferentes do que a digitação”. O contato de direção, e a pressão da caneta ou lápis envia uma mensagem para o cérebro. E o processo repetitivo da caligrafia "integra vias motoras no cérebro", disse ela.



                    Lendo o artigo de  Ana Lúcia Hennemann (out/2012), a autora coloca muito bem o que a letra cursiva realiza sinapses diferentes da letra script no cérebro. 
              O que realmente importa é que as crianças e com o desejo de aprenderem essa nova grafia, estejam se emprenhando cada vez mais em suas atividades.

 [1] A20 – Nomenclatura dada as turmas do segundo ano do Ensino Fundamental.

Postado pelo dia 10/6/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário