Êta
aula boa -06
Voltando
ao planejamento da Letra Cursiva
Hoje sentamos no momento da reunião
de planejamento e demos continuidade ao planejamento da letra Cursiva com os
alunos das turmas de A20[1]
das quais sou professora volante e com mais duas professoras volante que
atendem as turmas. Algo que define a necessidade de termos atividades
interessantes e diferentes é que duas turmas são de turno integral no qual as
crianças passam o dia na escola dás 7:30 até às 18 horas.
A continuidade do planejamento é
sobre a semana da Letra Cursiva que realizaremos no retorno do recesso de
julho. Como retornaremos no dia 03/8 em função de que nos dias 01 e 02/8 não
teremos aula pois, nesses dois dias teremos formação pela SMED.
A semana da Letra Cursiva iniciará
no dia 8/8, segunda-feira, onde as crianças irão receber um mapa com pistas
diárias para encontrar um baú com presentes para cada turma.
As pistas serão simples e escritas,
enigmas, com letra cursiva e cada resposta certa a turma ganhará no dia
seguinte uma nova pista. Além das pistas as crianças realizaram tarefas manuais
como a letra inicial do seu nome com massa de pão usando a letra cursiva,
merengue escrevendo a última letra do nome, leitura de história escrita em
cursiva. Para recebermos oficialmente a
Letra Cursiva, na quinta-feira dia 11/8, as crianças terão uma festa onde cada
uma receberá um silabário com letra cursiva.
Hoje combinamos que após a criança
começar a escrever com a Letra Cursiva, não poderá fazer uso de outra letra
somente no período do processo de duas semanas.
Ao final dessa reunião fizemos uma
avaliação do trabalho desenvolvido no mês de junho e concluímos as crianças
estão desejando começar a usar a Letra Cursiva além da data feita com a
professora volante.
Muitos já pedem para escrever alguma
palavra usando a cursiva. São incentivadas se assim desejam podem fazer.
Para a realização da pesquisa, as crianças
escreviam cartas à mão e depois se submetiam a uma ressonância magnética.
Nestas, a atividade neural no cérebro mostrava-se mais avançada do que
aquelas que digitavam no teclado. “A caligrafia envolve circuitos cerebrais
diferentes do que a digitação”. O contato de direção, e a pressão da caneta ou
lápis envia uma mensagem para o cérebro. E o processo repetitivo da caligrafia
"integra vias motoras no cérebro", disse ela.
Lendo o artigo de Ana Lúcia Hennemann (out/2012), a autora coloca muito bem o que a letra
cursiva realiza sinapses diferentes da letra script no cérebro.
O que realmente importa é que as crianças e com o desejo de
aprenderem essa nova grafia, estejam se emprenhando cada vez mais em suas
atividades.
[1]
A20 – Nomenclatura dada as turmas do segundo ano do Ensino Fundamental.
Postado pelo dia 10/6/2016.
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