terça-feira, 19 de julho de 2016

Êta aula boa – 05


             Hoje, no turno da tarde, levei a turma A22 para brincar na pracinha. Quando chegamos as crianças pediram para brincarmos de “cachorrinho e seu dono” brincadeira que realizamos na sala após aprende-la na interdisciplia de Ludicidade no curso de Pedagogia à Distância da UFRGS.
          Fizemos uma roda e cada criança escolheu o seu cachorrinho, ou seja, todos os cachorrinhos tinham um dono. Eu fiquei sozinha! Mas tudo bem eu deveria conquistar o cachorro de alguém.
           Começou a brincadeira.
          Durante uns vinte minutos, foi um troca-troca de dono. As crianças davam risadas e quando um colega não conseguia piscar, maneira de conquistar o cachorro de outra pessoa, eles faziam questão de ensinar.
           Logo após cansarem dessa brincadeira pediram para brincar da Rosa Juvenil, outra brincadeira que já havíamos realizado. Foi muito divertido!
          Ao final, solicitei que as crianças escrevessem seu nome na areia, mas o desafio era escrever usando a Letra Cursiva.
            Todos adoraram!

            Tirei várias fotos e coloquei no grupo das professoras das A20.





Foto dos nomes das crianças escritos na areia.




  "(...) Quando a criança percebe que existe uma sistematização na proposta de uma atividade dinâmica e lúdica, a brincadeira passa a ser interessante e a concentração do aluno fica maior, assimilando os conteúdos com mais facilidades e naturalidade". (KISHIMOTO, 1994).




            Considerando minha experiência como educadora, percebo que a maneira como estamos alfabetizando as crianças na escola, ainda é marcada por aulas oco dinâmicas, onde a criança fica sentada escutando o que o professor fala e a sua interação torna-se por meio das atividades realizadas em sala.. Embora atualmente hajam estudos que indiquem diferentes processos de como alfabetizar essa criança, que está entrando na escola com seis anos e  como também aumentou o acesso de crianças à escola, as políticas que visam a avaliação da qualidade do ensino, ainda mostram que se fazem necessárias mudanças e melhoria de resultados no Processo de Ensino Aprendizagem. Deste modo quando acontece uma ação de reciprocidade entre criança e professor, esse processo torna-se mais completo e significativo.

Postado pelo dia 03/6/2016.
 

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