Música na Escola
Eu
sempre me considerei uma pessoa sem musicalidade alguma. Sempre tive vergonha
de cantar em público em função de considerar a minha voz muito estridente. Mas
quando conheci os professores da interdisciplinar Música na Escola, fiquei empolgada
em sair cantando e até comecei a associar algumas ações do planejamento de sala
com música. Claro que não sei tocar nenhum instrumento, mas sei bater palmas
muito bem e descobri recentemente que tenho um aluno que toca pandeiro muito
bem.
A música está sempre a nossa volta e
ela faz parte da nossa vida como o ar que respiramos. Tudo bem que em nossa
vida não é um filme onde a cada cena há uma música adequada, mas quem não
lembra uma música que tenha marcado sua infância?
Quando eu era pequena, tinha três
músicas que passavam na televisão que até hoje eu lembro e volte e meia canto
para meus alunos e sobrinhos (as).
Nascemos, crescemos e tornamos adulto e os sons continuam a provocar reações que evocam
memórias e pensamentos, comunicam, provocam sensações, emocionam e movimentam. A
música tem o poder de dar significado ao que sentimos. lembrar de minha infância automaticamente me remeto a essas canções que dão uma sensação de proteção e família.
Mas quando a criança chega no Ensino Fundamental parece que ocorre uma ruptura com a música. É difícil escutar a música com a mesma intensidade que podemos escutar na educação infantil. Pois bem, se a música faz parte de nos seres humanos então porquê não há professores de música em todas as escolas? É mais fácil encontrar professor(a) de artes plásticas do que outra especialização nas artes.
Considero que seja uma defasagem no currículo brasileiro
embora haja uma lei sancionada pelo então Presidente Luiz Inácio da
Silva, Lei n. º 11.769, que vê
como obrigatoriedade o ensino de música nas escolas regulares, mas infelizmente
não há o cumprimento dessa lei por falta de professores qualificados.
postado pelo dia 22/4/2016.
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