sábado, 16 de julho de 2016

PÁSCOA

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII. http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.htm

            Para trabalhar com as crianças sobre a Páscoa, optei em usar o livro O coelho que não era de Páscoa de Ruth Rocha. Nessa história, o coelhinho Vivinho, que era um coelho normal, com muitos irmãos e com uma família legal, mas quando chegou o momento de escolher o que seria quando crescesse, Vivinho não deseja ser coelho de páscoa não está nos seus planos. E agora?          
            Com esse resumo do livro, as crianças ficaram muito curiosas o que aconteceria com o coelhinho Vivinho e com a sua família.




https://www.youtube.com/watch?v=FkjPAMOYOxA


            Após a leitura dessa história, as crianças montaram um coelho usando partes moveis que recortaram. Logo após, a turma criou uma história coletiva sobre O Coelho que não era de Páscoa. Para essa atividade foi montado um painel onde teria o espaço para cada criança colocar o coelho que fez. Além disso, o painel foi dividido em três partes com as cores vermelho, amarelo e verde que foram apresentadas para as crianças como sendo as etapas na construção de uma história.

             

 











                           ---------------------------------------------------
 
  Início. Ideia que dá início a história. 

_____________________________________________________

_____________________________________________________

              Meio. Ideia que desenvolveu a história.
                 _____________________________________________________

_____________________________________________________

 
 Fim. Ideia que encerra a história.
                 _____________________________________________________

_____________________________________________________





            Depois de escrever a história no painel, cada criança recebeu uma folha igual e copiou a história nas etapas certas. Logo após desenharam o coelho de Páscoa na folha.
            Como segunda atividade, as crianças confeccionaram um bombom de chocolate para dar de presente para um colega e assim, fizemos o amigo oculto da Páscoa. Mas esse bombom deverá ser acompanhado com um cartão que foi confeccionado com a professora do turno da tarde.


Postado pelo dia 01/4/2016.









            

Nenhum comentário:

Postar um comentário