Êta
aula boa – 01
Trabalhando em uma escola
pública como volante de turmas de A20[1],sentei com outras duas
professoras volantes de A20 e começamos a escrever um planejamento para
iniciarmos o trabalho preparatório da letra cursiva. Ao elaborarmos esse
planejamento, começamos a pesquisar a passagem da letra script para a letra
cursiva.
Partimos da questão de como as
crianças entenderão que o que estaremos lhe ensinado é importante se ela não
perceber que há uma mensagem na realização das tarefas?
Lendo o que Maria Aparecida
Domingues coloca em seu livro de que a criança ao se sentir recompensada na sua
avaliação, de que fez algo certo, seu prazer poderá estimulá-la a apropriar-se
desse novo conhecimento mesmo que ele possa acontecer inicialmente por meio de
brincadeiras. Mostrar para a criança que ao brincar ela também aprender é
desconstruir o que muitos adultos, pais e professores sempre colocam quando
falam “ Pare de brincar e vá estudar”!
Analisando que crianças que estão no
estágio operacional concreto, http://penta.ufrgs.br/~marcia/estagio2.htm#eoc,
podemos considerar que o sujeito, criança, é importante no seu próprio processo
de aprendizagem. Esse processo estabelece a interação da criança com o seu
objeto de aprendizagem e como ela faz uso dessas informações.
Voltando ao planejamento, pensamos
que algumas crianças apresentam defasagem em sua aprendizagem e que, se
necessitam de auxílio para poder apropriar-se de algo novo poderíamos, por meio
de brincadeiras e jogos possamos incentivá-las a sentir que são autoras de sua
própria caminhada em sua aprendizagem. Passam a ser e a não a ter sujeitos em
sua plenitude como pessoa.
No planejamento consideramos
essencial colocarmos corpo (afetivo / motor) e mente (cognitivo) nas
atividades. Iniciaremos com linhas tracejadas no chão do pátio da escola com
traços circulares, retos, subidas e descidas e traçados das letras (l, c, u, a).
Logo
após, as crianças deverão passar o movimento realizado no pátio para o papel
usando folhas. Nessa ação deverão usar lápis, massa de modelar, lã e outros
matérias que a auxilie a compreender esse movimento.
Outra atividade será a de todos os
dias realizar movimentos circulares com o pulso no momento de relaxamento após
o recreio e, além disso usar a própria mesa para fazer as linhas que serão
desenhadas no quadro.
Combinamos que as crianças deveram
ser trabalhadas que a letra cursiva é uma letra desenhada e que quando a
fazemos devemos realizar movimentos calmos e devagar para que o desenho da
letra seja mantido. Outra ação planejada foi de conversar com a professora de
artes para que ela pudesse trabalhar com as crianças sobre o desenho das
letras.
O planejamento iniciará no mês de
junho onde neste mês as crianças iniciarão com o trabalho das linhas
tracejadas, depois iremos colocar logo após a data com a letra script a mesma
data com a letra cursiva. Inicialmente faremos em conjunto com as crianças
letra após letra. O próximo passo será escrever cada palavra sem levantar o
lápis da folha, logo após as crianças serão desafiadas a escreverem palavra por
palavra da data sozinhas, com o acompanhamento da professora, para então
chegarmos no processo delas poderem escrever a data sozinha. As crianças que
precisarem de auxilio serão ajudas, mas sempre incentivadas a tentarem escrever
sozinhas. Concomitantemente serão incentivadas a usarem o caderno de caligrafia
para ajuda-las no desenho das letras cursivas.
No mês de agosto consideramos, que
após o recesso de julho, poderemos retomar tais atividades realizando a Semana
da Letra Cursiva. Essa ideia será planejada na penúltima quinta-feira do mês de
julho que será no dia 07/7/2016.
[1]
A20 – Nomenclatura dada as turmas do segundo ano do Ensino Fundamental.
Postado pelo dia 06/5/2016.
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