segunda-feira, 18 de julho de 2016

Êta aula boa – 01


                Trabalhando em uma escola pública como volante de turmas de A20[1],sentei com outras duas professoras volantes de A20 e começamos a escrever um planejamento para iniciarmos o trabalho preparatório da letra cursiva. Ao elaborarmos esse planejamento, começamos a pesquisar a passagem da letra script para a letra cursiva.
            Partimos da questão de como as crianças entenderão que o que estaremos lhe ensinado é importante se ela não perceber que há uma mensagem na realização das tarefas?
            Lendo o que Maria Aparecida Domingues coloca em seu livro de que a criança ao se sentir recompensada na sua avaliação, de que fez algo certo, seu prazer poderá estimulá-la a apropriar-se desse novo conhecimento mesmo que ele possa acontecer inicialmente por meio de brincadeiras. Mostrar para a criança que ao brincar ela também aprender é desconstruir o que muitos adultos, pais e professores sempre colocam quando falam “ Pare de brincar e vá estudar”!
            Analisando que crianças que estão no estágio operacional concreto, http://penta.ufrgs.br/~marcia/estagio2.htm#eoc, podemos considerar que o sujeito, criança, é importante no seu próprio processo de aprendizagem. Esse processo estabelece a interação da criança com o seu objeto de aprendizagem e como ela faz uso dessas informações.
            Voltando ao planejamento, pensamos que algumas crianças apresentam defasagem em sua aprendizagem e que, se necessitam de auxílio para poder apropriar-se de algo novo poderíamos, por meio de brincadeiras e jogos possamos incentivá-las a sentir que são autoras de sua própria caminhada em sua aprendizagem. Passam a ser e a não a ter sujeitos em sua plenitude como pessoa.
            No planejamento consideramos essencial colocarmos corpo (afetivo / motor) e mente (cognitivo) nas atividades. Iniciaremos com linhas tracejadas no chão do pátio da escola com traços circulares, retos, subidas e descidas e traçados das letras (l, c, u, a).
       Logo após, as crianças deverão passar o movimento realizado no pátio para o papel usando folhas. Nessa ação deverão usar lápis, massa de modelar, lã e outros matérias que a auxilie a compreender esse movimento.
            Outra atividade será a de todos os dias realizar movimentos circulares com o pulso no momento de relaxamento após o recreio e, além disso usar a própria mesa para fazer as linhas que serão desenhadas no quadro.
            Combinamos que as crianças deveram ser trabalhadas que a letra cursiva é uma letra desenhada e que quando a fazemos devemos realizar movimentos calmos e devagar para que o desenho da letra seja mantido. Outra ação planejada foi de conversar com a professora de artes para que ela pudesse trabalhar com as crianças sobre o desenho das letras.
            O planejamento iniciará no mês de junho onde neste mês as crianças iniciarão com o trabalho das linhas tracejadas, depois iremos colocar logo após a data com a letra script a mesma data com a letra cursiva. Inicialmente faremos em conjunto com as crianças letra após letra. O próximo passo será escrever cada palavra sem levantar o lápis da folha, logo após as crianças serão desafiadas a escreverem palavra por palavra da data sozinhas, com o acompanhamento da professora, para então chegarmos no processo delas poderem escrever a data sozinha. As crianças que precisarem de auxilio serão ajudas, mas sempre incentivadas a tentarem escrever sozinhas. Concomitantemente serão incentivadas a usarem o caderno de caligrafia para ajuda-las no desenho das letras cursivas.
            No mês de agosto consideramos, que após o recesso de julho, poderemos retomar tais atividades realizando a Semana da Letra Cursiva. Essa ideia será planejada na penúltima quinta-feira do mês de julho que será no dia 07/7/2016.
           



[1] A20 – Nomenclatura dada as turmas do segundo ano do Ensino Fundamental.



Postado pelo dia 06/5/2016.

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