segunda-feira, 18 de julho de 2016

Êta aula boa!!!- 04

            No dia 17/6/2016 realizei com a turma A21[1] um planejamento envolvendo a interdisciplinar de música, ludicidade e literatura. Pensando nas aulas de Ludicidade e Musicalidade e revendo a interdisciplinar de Alfabetização do semestre passado, organizei uma aula sensorial, musical e lúdica onde os alunos pudessem visualizar de maneira diferentes as linhas tracejadas que brincam no pátio da escola.
         Nesse dia, os alunos foram convidados para brincarem de roda e cantamos as músicas: a linda rosa juvenil, a canoa virou, atirei o pau no gato e ciranda cirandinha. Durante a brincadeira foi solicitando aos alunos que pensassem em movimentos para cada música e íamos realizando-os conforme iam surgindo.
         Após a brincadeira, os alunos sentaram e copiaram no seu caderno a letra da música desenharam a música. Depois de lermos a letra e trabalharmos as palavras peixe, canoa, virou e salvar, montamos um acróstico da palavra CANOA.


                                                                               Casa
                                                                               Amor
        Natascha
                                                                       remO
                                                                              Arca







                Após essa atividade os alunos, eles cantaram a música e gravei. A turma adorou escutar as suas vozes. Em seguida, solicitei que os alunos escutassem a gravação e escolhessem qual dos traçados representava melhor o movimento da música. No final escolheram o movimento:







   Logo após, os alunos escutaram novamente a gravação e reproduziram na folha o movimento do som.

Figura 1 Fotos do cartaz do Movimento do Som


  Ao final da aula, montamos um cartaz com os trabalhos e o penduramos na sala.





   Ao planejar essa aula, considerei o que vimos nas interdisciplinas de Ludicidade, Literatura e Musicalidade.
           
          Na interdisciplinar de Literatura a letra da música entrou como um texto musical, definição dada pelos alunos. A letra da música lida apresenta a noção de verso e rima e mostra aos alunos que existem diferentes textos que expressão sentimento, ideia e a sua intencionalidade.
No texto Além da realidade de Rita Trevisan, a autora cita Adriana Friedmann com a seguinte frase: “ As brincadeiras são aprendizagens sociais que pressupõem processos de relações e mediações entre as crianças e entre elas e os educadores”, essa frase explícita muito claramente a ideia de que a ludicidade deve permear os momentos de aprendizagem e o quanto a escola contribui para o desenvolvimento sócio afetivo colocando em seu currículo atividades mais lúdicas.
Como no texto de Luiz Ricardo Queiroz, “(...) a música é inseparável da vida, (...) considerar a música como cultural, como forma de expressão humana, como linguagem representativa dos nossos sentimentos, valores e significados”, considero que como, que vivemos cercados por diferentes estilos musicais e, que o nosso aluno vivencia sua musicalidade de maneira lúdica e prazerosa evidenciando o quanto a escola perde em não explorar essa musicalidade natural do aluno.


Postado pelo dia 27/5/2016.



[1] A20 – segundo ano do ensino fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário