Êta
aula boa!!!- 04
No dia 17/6/2016 realizei com a
turma A21[1]
um planejamento envolvendo a interdisciplinar de música, ludicidade e
literatura. Pensando nas aulas de Ludicidade e Musicalidade e revendo a
interdisciplinar de Alfabetização do semestre passado, organizei uma aula
sensorial, musical e lúdica onde os alunos pudessem visualizar de maneira
diferentes as linhas tracejadas que brincam no pátio da escola.
Nesse dia, os alunos foram
convidados para brincarem de roda e cantamos as músicas: a linda rosa juvenil,
a canoa virou, atirei o pau no gato e ciranda cirandinha. Durante a brincadeira
foi solicitando aos alunos que pensassem em movimentos para cada música e íamos
realizando-os conforme iam surgindo.
Após a brincadeira, os alunos
sentaram e copiaram no seu caderno a letra da música desenharam a música.
Depois de lermos a letra e trabalharmos as palavras peixe, canoa, virou e
salvar, montamos um acróstico da palavra CANOA.
Casa
Amor
Natascha
remO
Arca
Após essa atividade os alunos, eles cantaram a música e gravei. A turma adorou escutar as suas vozes. Em seguida, solicitei que os alunos escutassem a gravação e escolhessem qual dos traçados representava melhor o movimento da música. No final escolheram o movimento:

Logo
após, os alunos escutaram novamente a gravação e reproduziram na folha o
movimento do som.
Figura 1 Fotos do cartaz do Movimento do Som
Ao
final da aula, montamos um cartaz com os trabalhos e o penduramos na sala.
Ao
planejar essa aula, considerei o que vimos nas interdisciplinas de Ludicidade,
Literatura e Musicalidade.
Na
interdisciplinar de Literatura a letra da música entrou como um texto musical,
definição dada pelos alunos. A letra da música lida apresenta a noção de verso
e rima e mostra aos alunos que existem diferentes textos que expressão
sentimento, ideia e a sua intencionalidade.
No
texto Além da realidade de Rita Trevisan, a autora cita Adriana Friedmann com a
seguinte frase: “ As brincadeiras são aprendizagens sociais que pressupõem
processos de relações e mediações entre as crianças e entre elas e os
educadores”, essa frase explícita muito claramente a ideia de que a ludicidade
deve permear os momentos de aprendizagem e o quanto a escola contribui para o
desenvolvimento sócio afetivo colocando em seu currículo atividades mais
lúdicas.
Como
no texto de Luiz Ricardo Queiroz, “(...) a música é inseparável da vida, (...)
considerar a música como cultural, como forma de expressão humana, como
linguagem representativa dos nossos sentimentos, valores e significados”,
considero que como, que vivemos cercados por diferentes estilos musicais e, que
o nosso aluno vivencia sua musicalidade de maneira lúdica e prazerosa
evidenciando o quanto a escola perde em não explorar essa musicalidade natural
do aluno.
Postado pelo dia 27/5/2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário